Você está sabendo o que
as pessoas estão falando sobre sua marca ou produto em Redes Sociais?
A
mídia social é onde os clientes (ou eleitores se for o caso de campanha política) vão elogiar seus produtos,
serviços, posturas, etc, ou vão se queixar delas também. A fim de entender
e moldar sua percepção da marca, você tem que ser uma parte dessas conversas e descobrir onde elas estão acontecendo.
Isso é onde o
monitoramento de mídia social entra. Simplificando, monitoramento de mídia
social é ouvir o que seus clientes e potenciais clientes (ou até eleitores, se
for caso de questão política) têm a dizer sobre você.
Aqui estão algumas dicas para você monitorar conversas que acontecem em Redes Sociais para
melhorar seus objetivos:
Monitore suas
campanhas
Se você está criando uma oferta ou promoção,
certifique-se de monitorar palavras-chave e hastags relacionadas, para que você
possa capturar todas os comentários e conversas sobre sua campanha.
Monitoramento de
mídia social pode dar bastante trabalho, especialmente na fase de
criação. E se você é um novo negócio, pode ser que não haja muito para
monitorar e elaborar estratégia. Lembre-se que mesmo se você responder
apenas a um punhado de tweets ou cometários no Facebook inicialmente, você está construindo
relacionamentos e reconhecimento da marca e não apenas com os seus seguidores,
mas com seguidores de seus seguidores também.
Ferramentas
Você pode
procurar manualmente em Redes Sociais, fóruns, sites, etc e achar comentários
com menções a sua marca e produto ou mesmo analisar os concorrentes, mas isso
vai ser bem demorado. Ferramentas de monitoramento de Redes
Sociais podem ajudar o rastreamento das conversas muito mais facilmente, e há uma série de
opções disponíveis. Deixo como sugestão que você pesquise e use o Hootsuite,
TweetDeck, Socialmentions, Sprout, etc!
Suporte ao cliente
Se alguém reclama
sobre a sua marca no Twitter ou no Facebook, os seguidores dele também estarão sabendo
e aí descoberta a ação, analise se deve ou não responder. Lembre-se que se você
responder, os seguidores dele fatalmente estarão vendo a resposta também.
Coleta de feedback do usuário
É importante saber
o que está funcionando e o que não está. As pessoas que estão usando seus
produtos ou serviços podem fornecer essa
informação. Você pode usar esse monitoramento para melhorar suas ofertas,
corrigir defeitos do serviço ou do produto, etc.
Coletando também depoimentos
positivos, você pode usa-los em seus esforços de marketing para divulgar
o que você tem de melhor.
Envolver-se com influenciadores
Se um internauta
especialista em seu nicho, com credibilidade tem vários seguidores e está
falando sobre seus produtos ou similares, saiba que isso é muito bom, pois
mostra que você está no radar deles. Monitorando as conversas que estão tendo
sobre sua marca irá ajudá-lo a adaptar as mensagens de marketing ou servir para
ajudar a potencializar anúncios direcionados.
Identifique os
usuários “fortes” em Redes Sociais.
Identifique os
usuários que interagem com a sua marca ou produto na mídia social e que tem uma
base sólida. Construir relacionamentos com eles irá ajudar a se tornarem
seus defensores.
Encontre defensores de sua marca, serviço ou
produto
Independente
se o internauta é “forte”, as chances de ter pessoas na internet que gostam do
seu produto e são leais a ele são grandes. Uma vez que você encontrá-los,
você pode construir um relacionamento. É
de muito bom grado agradecer-lhes com uma menção sua no Twitter, Facebook,
Instagram, etc ou oferece-lhes uma recompensa ou promoção por sua lealdade! Com
isto você irá torná-los propensos a ficarem ainda mais simpáticos a você.
Fique de olho em seus
concorrentes
Crie uma lista
para ver o que as pessoas estão dizendo sobre seus concorrentes, os tipos de
conteúdo que seus concorrentes estão publicando e como eles estão interagindo
com seus clientes. Isso permitirá você para se inspirar no que eles estão
fazendo bem e melhorar seu posicionamento.
Ouça mais do que
apenas o Twitter e Facebook
Twitter e Facebook
são plataformas mais comuns para uma pesquisa de reputação, mas não se esqueça
de monitorar outras Redes Sociais também: o Linkedin, Instagram, Tumblr e sites
de avaliação podem ser úteis para a coleta de dados.
Bora monitorar?
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