Os 5 erros de Marketing Digital em Redes Sociais que ainda são o tema recorrentes entre os profissionais.
Mesmo as grandes empresas com especialista
em Marketing cometem erros quando se trata de Mídia Social.
Aqui estão os cinco principais erros de Marketing Digital que você
precisa prestar à atenção.
# 1. Usando métricas erradas
Quando as pessoas são forçadas a lidar com um
assunto que não entendem, muitas vezes tentam ganhar algum senso de
controle, aplicando as mesmas regras que eles viram no passado em sua área de
especialização. Este tipo de pensamento simplista pode ser a explosão de muitos
erros. Pois em Redes Sociais, cada caso é um caso!
Muitos comerciantes convencionais fazem esse
tipo de erro quando tentam medir o sucesso de seus esforços de Marketing de Mídia Social. Eles usam o número de fãs ou seguidores que seus esforços
ganharam para a empresa, como o critério primário para medir seu sucesso.
Dizem que se os números da audiência importam nos negócios da televisão e os
números da circulação importam nos jornais, o número do seguidores deve importar
nos meios de comunicação digitais. ERRADO!!
Na verdade, porém, não importa o quão grande seja uma impressão social que você tem. Você pode ter milhares de fãs no Facebook sem que isso faça a diferença para o seu negócio. Nas mídias sociais, o que importa é o quanto as pessoas se sentem compelidas a falar sobre o seu negócio e a fazer transações com ele.
As empresas que realmente entendem de Marketing Digital, usam métricas que fazem sentido para a Mídia Social. Eles medem o
sentimento da marca, o número de vezes que seus clientes compartilham sua
experiência com outros Internautas, etc.
# 2. Configurando muitas contas de redes
sociais
Em um ponto, a IBM descobriu que centenas de
seus gerentes tinham uma marca IBM no Twitter, cada um com sua própria conta pessoal. As pessoas que desejavam seguir a IBM no Twitter, não tinham ideia de qual
delas era a IBM real. A alta gerência teve que intervir e encerrar todas as
contas, exceto algumas.
Gerenciar uma conta de negócios de Mídia Social corretamente pode ser uma enorme responsabilidade por si só. Mesmo as
grandes empresas, muitas vezes têm dificuldade de pessoal adequadamente capacitado para executar uma única conta no Facebook. Muitas pequenas empresas, no entanto,
cometem o erro de saltar em cada plataforma de Mídia Social como o Facebook, Twitter, Whatsapp, Youtube, SnapChat, Linkedin, Google+, Pinterest, Tumblr, FourSquare, entre outros. Eles se esquecem que serão forçados a gerar conteúdos em todas essas Redes e cada uma com seu estilo, depois de ter criado páginas em
todos os lugares e nelas ter um punhado de fãs. Eles são, então forçados a abandonar
muitas Redes e perder a interface, gerando mais negatividade, do que resultado positivo.
A lição é aprender aqui que nenhuma pequena
empresa tem os recursos para executar mais de uma ou duas contas de Redes Sociais.
Se precisar disso, então conrate um profissional só para esta tarefa!
Quer acabar com uma empresa na Internet? É pensar: "eu tenho um sobrinho que sabe de Redes Sociais e ele vai dar uma força pra mim!", saiba que 90% do trabalho de Redes Sociais é feito Off Line, isto é, fora das Redes Socais!
# 3. Fazendo sua presença social sobre
você
Assim como ninguém gosta de estar em torno de uma pessoa que apenas gosta de falar sobre si mesma, ninguém gosta da página do Facebook de uma marca que só fala bem de si mesmo.
Marcas que não têm idéia de como funcionam Redes Sociais, pensam que elas são uma plataforma de publicidade tradicional. Todos eles dão aos seus seguidores apenas anúncios e descontos para comprar coisas. Não é errado ter um pouco de publicidade, ela tem que fazer para parte do planejamento de seu conteúdo do Facebook em torno de publicidade, mas vá com calma sem ser chato.
Mesmo publicidade de TV convencional não funciona sem oferecer humor, boa música, visual e um enredo interessante. Se você está indo começar seu negócio em uma Rede Social, você deve concentrar-se em descobrir que tipo de conteúdo sua base de clientes está interessado e investir em criação de conteúdo de alta qualidade para atender esta necessidade.
V ocê deve tentar fazer sua
presença no Facebook centrada no cliente e ir respondendo prontamente a cada
comentário.
# 4. Nenhuma comunicação
As empresas correm com eficiência através da
divisão do trabalho. Eles criam departamentos separados com conhecimento
especializado de RH, atendimento ao cliente, Marketing e assim por diante.
Criam um departamento separado, independente para Redes Sociais, no entanto, trabalham desordenados. Cada negócio precisa envolver seus vários departamentos em seu esforço
de Marketing de Mídia Social.
O marketing, RP e departamentos de atendimento
ao cliente precisam estar intelerligados.
# 5. Você não ter um plano
Em muitas empresas, a decisão de entrar sobre o movimento de Redes Sociais é muito emocional as vezes, não pensam em resultados baseados no planejamento. Isso resulta em uma presença social baseada em improvisação e criatividade mal utilizada. Uma abordagem não planejada, pode resultar em oportunidades perdidas.
Por exemplo, se o seu negócio não tem um calendário
editorial para a sua presença na Mídia Social, você pode simplesmente deixar de
dizer algo importante e relevante quando começa o Campeonato de Futebol, quando se tem algum feriado importante, quando
começa a chegar a Black Friday, volta as aulas, as férias e assim por diante.
Finalmente…
Às vezes, as empresas conseguem ser
infrutíferas sem fazer nenhum desses erros. Isto pode vir da falta de vontade
de tentar algo novo. A coisa mais importante em colocar o seu negócio em uma Rede Social é ser envolvido e constantemente tentar encontrar uma maneira de
chegar a sua base de clientes e ser relevante para eles.
Paulo Shetara, Jornalista, Professor e consutor de Marketing Digital, Formado em Admistração de empresas pela FGV, Historiador e cursa Gestão de Ensino Superior.
Paulo Shetara, Jornalista, Professor e consutor de Marketing Digital, Formado em Admistração de empresas pela FGV, Historiador e cursa Gestão de Ensino Superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário