Há alguns
anos atrás, a maioria das marcas se preocupavam com apenas poucas Redes Sociais. Agora, o Instagram, Pinterest e Snapchat juntaram-se as potências que são o Facebook, Twitter, YouTube e Linkedin e se estabeleceram
como importantes canais de Marketing.
Mas
com tantos canais disponíveis, qual deles devemos estar usando frequentemente e
como podemos otimizar nossa mensagem para maximizar o impacto?
1- IDENTIFICAR OS CANAIS CERTOS
Quando
você começa a analisar detalhadamente os dados demográficos usando diferentes
redes sociais, você começará a ver tendências interessantes, como por exemplo o Pinterest, que é esmagadoramente usado por mulheres . Sem surpresas, o
Facebook é praticamente onipresente, mas uma vez que você filtra a pesquisa,
você pode encontrar algumas revelações valiosas, como que o uso do Facebook
está crescendo mais rápido entre
os usuários com mais de 65 anos de idade.
Pense
em quais redes seus clientes estão mais propensos a usar, ou ainda melhor,
pergunte-lhes!
2 - ADAPTE-SE À PLATAFORMA
Pense
nas nuances de cada plataforma que você deseja usar. Instagram é sobre
belas fotos e vídeos curtos, enquanto a Pinterest pode ser a resposta para um
negócio de comércio eletrônico. Cada canal tem seus próprios pontos fortes
e as marcas devem garantir que o conteúdo desempenhe esses pontos
fortes. Por exemplo, as postagens do Facebook com uma foto geram 120% mais
envolvimento que o texto simples, enquanto os tweets com imagens vêem um
aumento de 89% nos Favoritos e um aumento de 150% nos Retwets.
Blocos
quadrados não se encaixam em furos redondos, portanto, certifique-se de que
cada canal tenha uma estratégia clara.
3 - NÃO TENHA MEDO DE EXPERIMENTAR
Só
porque seu público alvo principal não pode ser encontrado em um determinado
canal, não significa que você não deve usá-lo. Tome o Snapchat como exemplo
- sua base de usuários é principalmente de adolescentes, mas isso não quer
dizer que uma loja de roupas masculinas não deveria estar executando uma campanha
bem planejada perto do Dia dos Pais.
4 - FORNECER VALOR PARA O SEU PÚBLICO
Se
você quer contribuir com a consistência nas redes sociais, faça isso de forma
a oferecer valor para o público-alvo. Seja útil,
envolvente e oportuno. Certifique-se de oferecer conteúdo genuinamente interessante,
divertido ou útil.
55 - CRIE UMA EXPERIÊNCIA CONGRUENTE
Adaptar-se
às plataformas que você está usando é importante, no entanto, é fundamental permanecer
fidedigno à sua identidade de sua marca. Seja coerente em todos os seus canais
de mídia social! Tenha uma aparência, sensação consistente.
6 - CRIE UM ÚNICO PAINEL DE MÍDIA SOCIAL
6 - CRIE UM ÚNICO PAINEL DE MÍDIA SOCIAL
Ferramentas como Hootsuite , Shoutlet ou Sendible permitem monitorar vários canais
e se envolver com usuários em uma única interface. Isso não só ajuda a
economizar tempo, mas também ajudará a acompanhar as conversas e manter as
coisas organizadas. Cada vez mais, as marcas estão buscando integrar as
mídias sociais em sistemas de CRM e isso é particularmente importante para
marcas que oferecem atendimento ao cliente usuário de Redes Sociais . Ao
invés de ter que iniciar a conversa novamente toda vez que um cliente fala com
um novo agente ou usa um novo canal, o processo seria muito mais eficiente se
todo o histórico fosse visível.
7 - MONITORE SUAS ANÁLISES
As
ferramentas de análise de mídia social, como o Socialbakers , facilitam a manutenção de seus
canais de análise de vários canais em um só lugar, permitindo que você use as
mídias sociais para extrair uma riqueza de informações do cliente. A medição é igualmente importante antes de começar
uma campanha, como durante durante ela. Definir o que representaria
o sucesso e capturar as métricas certas antes e depois da sua campanha,
permitirá que você veja o que funcionou, o que não e como consertar rumos no
futuro.
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