O conteúdo é a maior ferramenta que
você pode ter para desenvolver campanhas de Marketing Digital. Tendo
estabelecido um grupo-alvo e objetivo, o próximo passo é chegar a uma estratégia de conteúdo. A questão-chave é: por que os clientes vão querer
compartilhar com seus amigos e familiares o que você tem a dizer? Trata-se de
ter uma marca, serviço etc com uma missão que gere a troca de emoções. É por esta
razão que ter um objetivo claro - além de melhorar as vendas - faz com que todo
o esforço de marketing decididamente seja mais significativo.
Vamos a algumas dicas:
Vamos a algumas dicas:
Concentre-se em lealdade
A
questão fundamental aqui é encontrar um motivo recorrente para um cliente ou potencial
cliente querer seu conteúdo, curtir, comentar e compartilhar. O que vai
fazê-lo voltar a sua Rede Social é o quanto seu conteúdo é relevante, e com
isto é mais provável que o leitor / usuário provavelmente vai se tornar leal a
você. Muitas marcas continuam a enfatizar a
aquisição (ou seja ganhar mais clientes, territórios, etc), em oposição ao aprofundamento
da base existente!
O crescimento orgânico é importante. Ter novos amigos ou fãs é realmente relevante. A pergunta a ser respondida é: por que razão é que estes novos amigos estão chegando à você e estão na sua “onda” nas Redes Sociais! No mínimo o cliente deve sentir que a marca e seus conteúdos são sugestivos e geram a atenção dele.
O crescimento orgânico é importante. Ter novos amigos ou fãs é realmente relevante. A pergunta a ser respondida é: por que razão é que estes novos amigos estão chegando à você e estão na sua “onda” nas Redes Sociais! No mínimo o cliente deve sentir que a marca e seus conteúdos são sugestivos e geram a atenção dele.
Mensuração e Métricas
A
ligação entre as suas atividades de Marketing Digital e vendas efetivas que são
as conversões, ainda é complicado para mensurar as pessoas com pouca
experiência, pois requer treinamento e capacidade de análise crítica.
Geralmente o contratante quer resultados imediatos sobre a campanha, mas
sabemos que não é bem assim. Acompanhar e
analisar os dados para chegar a uma imagem clara sobre a eficiência é
totalmente viável, com as ferramentas certas (e existem centenas), é
fundamental ter uma visão clara sobre o cliente e a receptividade que sua
campanha trouxe. É um desafio, mas deve-se buscar por programas de CRM (Customer Relationship Managenment - Gestão de Relacionamento com o
Cliente) e fazer o estudo correto do impacto que sua campanha teve com seus
conteúdos
Distribuição e
integração no mix global de mídia
Não
há maneira de ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida sem uma
estratégia de distribuição de conteúdo Existem vários
caminhos para o seu conteúdo digital ser
disseminado:
- Redes
Sociais e blogueiros;
- Search
Engine Marketing;
- E-mails;
- parceiros
e aliados;
- Colaboradores
(funcionários);
Encontrar maneiras de controlar o fluxo de
informações pode ser complexa. No
entanto, as equipes devem trabalhar juntas, acompanhando e incorporando o
conteúdo a cada um dos estilos de divulgação. Quanto mais se acompanhar e
incorporar o conteúdo, melhor será a capacidade de atribuir e compreender a
eficácia dos diferentes canais. Um dos
canais mais inexplorados é utilizar também os colaboradores do negócio, a
base de funcionários. Não obstante, respeitando as normas trabalhistas e legais,
deve-se pedir para que os funcionários
se envolvem em sua campanha, pois com certeza todos eles devem ter uma Rede Social pessoal.
Sempre que uma estratégia de Marketing Digital está sendo posta
em prática, a agilidade e revisão também são ingredientes fundamentais para o sucesso
contínuo.
E chegando aos finalmente, a sua estratégia de conteúdo também
deve estar vinculada a questão do orçamento, pois pode-se usar textos, banners,
vídeos, etc e cada um destes tipos de conteúdos exigem um profissional
diferente para produzi-los. Claro, há pessoas que sabem escrever, fazer
designer e editar vídeos, mas são preciosos e são poucos!
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